Diário de bordo - Tudo mudou - 22/10/19

terça-feira, 22 de outubro de 2019
Vejam só, isso aqui ainda existe!

Engraçado como as coisas são, como o tempo passa e como tudo muda. Eu comecei esse blog lá em 2010, inspirado em outros blogs na época, como o quediabos, o verdadeabsoluta, entre outros. Na época, era a minha visão de adolescente do mundo e, como adolescente não tem nada na cabeça, óbvio que que eu deixei pra trás após algumas postagens.

Na verdade ele não durou nem um ano.

Mas ultimamente eu tenho pensado muito sobre como as coisas mudam e queria compartilhar isso comigo mesmo. Sim, comigo mesmo, porque isso aqui será um simples registro, direto e reto, dos meus pensamentos, quase como um diário, bem estilo de blog da década 00/10. Considerando que a única coisa que não mudou foi o fato de ninguém ler isso aqui, não tenho que ficar preocupado em dizer ou não dizer nada. A verdade é libertadora.

Mas antes, eu estava falando sobre mudança e meus pensamentos. É engraçado perceber que um dos meus últimos posts aqui foi sobre mitologia, e neste post eu dizia que não entendia muito de religião e, em principal, o cristianismo. Poucos meses depois eu me batizei em uma igreja evangélica e, embora atualmente meio afastado, pratico a fé até hoje.

E é sobre essa mudança que eu digo, e a sua percepção. Este fato ocorreu há quase 10 anos. Claro que eu lembro do meu batismo e o que aconteceu na época, mas de forma superficial. Só que este post me fez lembrar de alguns detalhes de uma forma deliciosa, quase como se eu me transportasse para a época, e é esse sentimento que pretendo resgatar.

Antes mesmo de (re)lembrar da existência deste blog, eu estava percebendo essas mudanças no meu estilo musical. Interessante ver que com a chegada de alguns serviços como o Spotify, você passa a deixar algumas pegadas virtuais e que, com elas, é possível ter um vislumbre do passado. Essa ideia toda de lembrança começou há 02 semanas atrás quando eu, verificando as minhas músicas salvas no Spotify, percebi uma mudança clara nelas.

Em uma época, era sofrimento, afinal eu tinha acabado de terminar um namoro de mais de 05 anos com a Glória. Namoro com altos e baixos, mas não é sobre ele que quero falar agora.

Depois vieram algumas músicas mais animadas, sobre aproveitar o dia e criar experiencias. Eu estava começando a me libertar um pouco mais, sair da depressão, fiquei com uma pessoa pela primeira vez.

Depois, depressão de novo. Afinal, quem era aquele? Não era eu.

E então comecei a trabalhar meu coração. Após algum tempo, pode-se dizer muito tempo, eu finalmente comecei a melhorar. Como eu percebi? As músicas salvas eram mais alegres, falavam sobre paz, amizade, alegria.

Foi nesta época que eu conheci a Jéssica. Com essa melhora eu já estava pronto para me apaixonar de novo, o que aconteceu uns meses depois. Afinal, como não se apaixonar? Ah, as músicas sobre amor, algumas sobre distância, algumas sobre futuro, muitas sobre felicidade.

Então, o fim. Mais uma vez houve o término. Mais uma vez, músicas depressivas. Mais uma vez música animada para a loucura de novas experiências, e agora mais uma vez para baixo.

Mas dizem os sábios que você precisa olhar o passado para compreender o presente e até tirar o melhor ou modificar o seu futuro.

Então eu sei que está doendo. Eu sei que ainda não superei. Eu sei que ainda gosto da Jéssica.

Eu também sei que vai passar. Eu também sei que vou superar. Eu sei que um dia vou me alegrar por ela estar feliz.

E é interessante como pode-se aprender tudo isso apenas com o histórico de música de uma pessoa. Eu sei tudo isso porque já aconteceu antes. E vai acontecer de novo. A nossa história é cíclica. Mas isso não quer dizer que eu não devo sofrer nem respeitar o meu próprio tempo.

Se você for pular estas experiências com o argumento de que já aconteceram e que acontecerão de novo, então você não tem prazer na vida, isso eu aprendi. Então viva, se alegre, sofra, sinta cada sentimento. Isso é o que nos faz vivos.

E este blog é sobre isso. Ele será meu diário pessoal. Talvez não tão diário assim, e como é apenas para mim, não prometo uma regularidade. Mas este é um lugar que eu sei que posso vir sempre que sentir meu coração apertado e sem ninguém para desabafar.

Sobre hoje, reminiscências.

0 comentários:

Postar um comentário

Use com moderação, até por que se não eu vou ter que entrar na moderação do blog e deletar seu coment xD